Água

SAE! Promovendo Qualidade de Vida.
Fazendo o melhor para nossa cidade.

Captação, Tratamento, Reserva e Distribuição

A S.A.E. atende 100% da população araguarina com água potável, inclusive os distritos de Amanhece, Piracaíba e Florestina, além das localidades de Ararapira e Barracão

Captação

A água de Araguari é captada nos lençóis subterrâneos por intermédio de poços semi-artesianos, que possuem em média 70 metros de profundidade e a água é conduzida através de tubulações até a caixa de areia e em seguida aos reservatórios.

A SAE, possui 114 poços que são divididos em:

- Poço semi-artesiano de Baterias

- Poço semi-artesiano Isolado

Sendo 66 poços localizados em 9 Baterias e 48 poços são solteiros, pois localizam-se fora destas Baterias.A média de cada poço é de 20 m3/h e a SAE opera diariamente com 84 poços.

O planejamento da SAE é diminuir o número de poços, substituindo poços existentes por novos poços com vazões maiores. Para isso já foi realizado o estudo geológico e hidrogeológico.

 

Tratamento

O tratamento da água é feito através de bombas dosadoras (desinfecção com cloro). O produto químico utilizado é o hipoclorito de sódio. A quantidade de cloro utilizada produz um residual em torno de 0,8 mg/l e está de acordo com a portaria 518 de 25/03/04 do Ministério da Saúde. Após o tratamento, realiza-se o controle da qualidade da água, através de análises microbiológicas e físico-químicas. As análises são feitas de amostras das redes de distribuição e das saídas dos sistemas de tratamento.

 

Reserva e Distribuição

Nas baterias após a captação da água e a passagem pelo processo da separação da areia a água vai para o reservatório baixo onde recebe o tratamento e faz-se a acumulação desta água nos reservatórios, e em seguida é distribuída à população, que poderá ser por dois processos: Por gravidade: quando existe reservatório elevado esta água é bombeada para ele e distribuída por gravidade para as redes de água sem a utilização de bombas. Por recalque: quando não existe reservatório elevado esta água é distribuída por recalque, utilizando bombas para as redes de distribuição de água.